G5RV - TEORIA DE OPERAÇÃO - ( parte 2 )

Posted: terça-feira, 19 de outubro de 2010 by Edson in Marcadores:
0

Aqui segue a teoria geral de operação.
Como eu não posso anexar os diagramas de irradiação no arquivo, eu acompanharei o texto do ARRL               "Antenna Compêndium ", Volume 1, que é uma excelente literatura para o fãs de antenas (ISTO NÃO É UM COMERCIAL, APENAS UMA OBSERVAÇÃO...)
Lembre-se de que essas informações fazem parte da teoria e que a operação propriamente dita dependerá da montagem, altura sobre o solo, apoios de metal, linhas de energia, arvores, etc.
3.5 MHz
Nesta faixa, a antena age como uma meio-onda encurtada tipo dipolo, com aproximadamente 5,18 m. de comprimento total.
O remanescente da seção de casamento de impedancia introduz uma reatancia inevitável para a antena, entre o ponto de alimentação e a linha de alimentação.
O diagrama da antena está efetivamente igual a um dipolo de meio-onda nesta banda.
7 Mhz
O comprimento total, mais os 4,87 m. da seção adaptadora transformam a G5RV em uma colinear em fase, com 2 meia onda, parcialmente dobradas para cima
O diagrama de irradiação da antena é um pouco mais agudo que um dipolo por causa de suas características de colinear.
O acoplamento é um pouco degradado devido à inevitável reatancia, introduzida pelo comprimento extra na seção adaptadora. Essa reatancia pode ser facilmente eliminada com um antena tuner (ATU)
10 MHz
Nesta faixa, a antena funciona como uma colinear 2 meia-onda.
É muito efetiva, mas a reatancia apresentada ao ponto de alimentação requer um bom antena tuner (ATU).
O diagrama de irradiação é basicamente idêntico ao padrão de 7 MHz.
14 MHZ
Esta faixa é onde a G5RV realmente brilha.
A antena está operando como uma antena 3/2 comprimento de onda, alimentada pelo centro com um diagrama de irradiação com muitos lóbulos, angulo de irradiação baixo, em torno dos 14 graus de elevação, que é muito eficiente para DX, na mais popular das bandas de DX.
A antena apresenta uma resistência de carga de 90 ohms, basicamente não apresentando reatancia. A alimentação com cabo coaxial de 50 ohms irá apresentar uma SWR de 1,8:1, facilmente acoplada por um sintonizador de antenas.
18 MHz
A antena trabalha como 2 ondas completas em fase, combinando um angulo mais baixo de irradiação com a grande largura de banda de uma colinear. A carga é de alta impedancia, com razoavelmente baixa reatancia.
21 MHz
Nesta faixa, a antena trabalha como uma long-wire com 5/2 comprimento de onda, alimentada pelo centro. Isto leva à muitos lóbulos, baixo ângulo de radiação, com alta impedancia resistiva de carga. Quando devidamente sintonizada com o ATU, transforma-se em uma antena altamente efetiva para Dx's
24 MHz
A antena funciona, novamente, como uma long-wire com 5/2 ondas, mas devido à inversão no sentido da corrente, a carga é resistiva, aproximadamente igual a carga em 14 MHz. Novamente, o diagrama de irradiação é composto de muitos lóbulos, com baixo angulo de irradiação
28 MHz
Nesta banda, a antena trabalha como uma long-wire, 3 comprimentos de onda, centro-alimentadada. O diagrama de irradiação é semelhante a 21 ou 24 MHZ, mas com certa vantagem, devido ao efeito de colinear obtido pela alimentação de duas antenas 3/2 de onda em fase. A carga é de alta impedancia, com baixa reatancia.
Na parte 3, será discutida a construção da G5RV...

0 comentários:

free counters