G5RV - DETALHES de CONSTRUÇÃO - ( parte 3 )

Posted: terça-feira, 19 de outubro de 2010 by Edson in Marcadores:
1

ANTENA TOTALMENTE ESTENDIDA
São especificadas as dimensões da G5RV totalmente estendidas na parte 1.
A antena não precisa ser, necessariamente, totalmente estendida, mas pode ser instalada como um V-invertido. O centro da antena deverá ser tão alto quanto possível, obviamente, e a seção adaptadora deverá descer em ângulo reto para com a antena.
É recomendável que a menor seção usada para o fio de cobre da antena seja de 2,5 mm², embora existam antenas construídas com fio de cobre # 1,5 mm² que estão operando muito bem.
Se a antena for montada como V-invertido, o angulo de ápice (incluso) não deve ser menor do que 120 graus .

A SEÇÃO ADAPTADORA
É recomendado que a seção adaptadora seja construída de alimentador de linha aberta,  para mínima perda, pois a mesma sempre estará em presença de SWR. Face a presença constante de ondas estacionárias, a impedancia da mesma não é importante.
Uma técnica de construção satisfatória para a seção casadora de linha aberta seria fabricar seus próprios separadores de acrílico, plástico ou semelhante, com dielétrico de baixa perda.
As tiras de plástico seriam cortadas com aproximadamente 5 centímetros de comprimento e12 mm. de largura, com entalhes para encaixar os fios de # 2,5 mm². Perfure as extremidades dos separadores, aproximadamente    1 cm. de cada extremidade, para então poder amarrar os fios em sua posição. Os espaçadores dever ser montados à cada 30 centímetros.
Outra forma de se fazer a seção adaptadora seria utilizando-se fitas de alimentação de antena de TV, de grau industrial (Não fabricadas no Brasil...) de 300 ou 450 ohms, cuja seção dos fios seja, no mínimo, AWG16 a AWG20.   Abra janelas na parte plástica , evitando que as fitas se torçam, por ocasião de fortes ventos.
Por último, e a menos desejável, (embora funcione), é a fita de televisão comercial.  A desvantagem principal desse tipo é a durabilidade.
Os condutores dessa fita normalmente são #22 a #28, e a qualidade do plástico usado para a isolação é muito baixa, deteriorando mais rapidamente ao sol e a chuva.
A vantagem maior é que está prontamente disponível em lojas de eletrônica, supermercados e loja de ferragens.  A qualidade é proporcional ao preço, se vários tipos estão disponíveis.
Não use o tipo "pesado" (2 isolamentos),   pois a proteção adicional descasará a seção adaptadora, especialmente em 3.5 ou 7 MHz.
COMPRIMENTO DA SEÇÃO ADAPTADORA
O comprimento da seção adaptadora é de meio-onda ELÉTRICA em 14 MHz. O comprimento físico  para utilização é determinado pela seguinte fórmula :
L = (149,95 x FV)/f(MHz)
onde FV é o fator de velocidade da seção adaptadora. O resultado é obtido em metros.
O fator de velocidade é determinado pelo tipo da linha e as propriedades dielétricas do seu isolamento. Para
os três tipos de linha discutidos acima, o FV (fator de velocidade) é:
LINHA ABERTA = 0.97
LINHATIPO TV INDUSTRIAL = 0.90
FITA PARALELA DE TV = 0.82

Substituindo o FV na fórmula e calculando para um centro de freqüência de 14.15 MHz, você obtém os seguintes comprimentos para o adaptador de impedancias

LINHA ABERTA = 10,28m
LINHATIPO TV INDUSTRIAL = 9,53m
FITA PARALELA DE TV = 8,69m

O adaptador de impedancias é conectado ao centro da antena,  devendo descer verticalmente pelo menos 6 metros ou mais, se possível.
A partir dai, ele pode ser amarrado ou dobrado, conectando-se ao mesmo o cabo coaxial, levando-se até o acoplador de antenas ou direto ao equipamento, se o mesmo possuir acoplador interno.
A LINHA DE ALIMENTAÇÃO
No artigo original que descreveu a antena G5RV , publicado no "RSGB BULLETIN", de novembro de 1966, foi sugerido que, se um cabo coaxial fosse usado para alimentar a antena, , um balun poderia ser empregado para fazer o necessário balanceamento, logo na base da seção adaptadora.
Porém, experiências mais recentes e um melhor entendimento da teoria de operação dos baluns indicaram que tal dispositivo era inadequado devido à alta reatancia de carga, apresentada na base da seção adaptadora. Consequentemente,
NÃO USE UM BALUN NAS G5RV!!!!!
Se um balun é conectado à uma linha com SWR igual ou superior a 2:1, suas perdas internas aumentarão.
O resultado disso é o aquecimento do toroide de ferrite, com conseqüente saturação. Operando saturado, o toroide pode distorcer as ondas de RF, gerando harmônicos, e, em casos extremos, com altas potências, destruir literalmente o toroide.
Um sintonizador de antenas pode, tranqüilamente, acomodar a carga variável, cancelando a reatancia presente, reduzindo ainda a energia dos harmônicos presentes, que, pela natureza multibanda da G5RV, poderiam ser irradiados.
De uma forma geral, os acopladores existentes nos modernos equipamentos acoplarão facilmente todas as bandas da G5RV, com exceção de 10 Mhz.
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVO
Doug DeMaw, W1FB, no W1FB'S ANTENNA BOOK", de sua autoria, coloca que a G5RV pode ser alimentada com linha aberta, direto para o ATU. Se isto for feito, a antena carregará em todas as faixas sem problemas.
Neste caso, o ATU deve ter uma saida para linha aberta, de forma tal que faça o casamento em todas as bandas.
Isto iria auxiliar em operações portáteis, onde o operador poderia usar uma linha aberta e um pequeno sintonizador projetado para esse tipo de linhas, carregando em todas as bandas de HF.
É uma solução inteligente, que viria diminuir muito o peso dos equipamentos a serem transportado em operações portáteis.
Um comprimento interessante de linha aberta seria de 21,9 metros, permitindo que a antena toda e a linha aberta fossem enrolados em um pequeno balde ou carretel de fios vazio , facilitando o transporte.
Finalizando, se você precisa de uma boa e discreta antena multibanda  para sua estação, dê uma chance para a G5RV !
Boa sorte e divirta-se!


1 comentários:

  1. Endereços novos :

    http://www.weasandrade.com/

    http://pp5ej.weasandrade.com/

free counters